Olá Alexandro Gobetti - Brusque – SC!

O Templo de Salomão em 950 a.C até 596 a.C. (Primeiro Templo)

O Templo de Salomão que falas na pergunta foi construído pelo Rei Salomão em 950 a.C, por este motivo recebe este nome “Templo de Salomão”, sendo destruído na invasão Babilônica em 596 a. C. No tempo de Jesus não existia mais.

O Templo de Herodes o grande destruído em 70 d.C. (Segundo Templo)

O Templo de Salomão foi substituído pelo Templo construído pelo Rei Herodes, que governava a Palestina nos dias de Jesus, e foi destruído e incendiado no ano 70 pelo exército Romano, composta da  chamada 10ª legião Fretense comandada pelo general Romano Tito. O Templo foi ampliado completamente durante o reinado de Herodes o Grande.

Assim Alexandro o Templo em que Pedro e João entraram (Atos dos Apóstolos 3) foi o Templo de Herodes ou também chamado segundo Templo.

Quem era o capitão do Templo em 4,1?

O texto assim se expressa:

“Falavam eles ainda ao povo quando sobrevieram os sacerdotes, o capitão do Templo e os saduceus”. (Atos dos Apóstolos 4,1) Bíblia Almeida.

Para entendermos quem seria este capitão do Templo devemos partir do Sumo Sacerdote. Normalmente os Saduceus (um dos grupos conservadores, favoráveis aos romanos e eram pessoas bem situadas economicamente) eles eram escolhidos como sumo Sacerdotes. Passavam assim a ser os homens mais poderosos do Sinédrio (especie de tribunal). Eram escolhidos entre os sacerdotes de tempos em tempos.

As diversas funções no interior do Templo eram administradas e dirigidas pelo Sumo Sacerdote. Além das funções religiosas destacavam pessoas de confiança para exercerem outras funções.

Uma das funções era o capitão do Templo, e os guardas do Templo (Atos 5,24-26). Existiam outras funções ainda para o bom funcionamento das atividades.

Pelo texto dos Atos dos Apóstolos, podemos deduzir que possivelmente o sumo sacerdote ainda era Caifás (Mateus 26,57), e o capitão do Templo alguém da família do sumo sacerdote em função no Sinédrio. O texto não cita o nome.