Olá Rocleison Peixoto de Manaus - AM!

Lendo atentamente este episódio que do livro do Gênesis nos narra envolvendo a embriagues de Noé, e em conseqüência sua nudez relacionada atitudes de seus três filhos Sem, Cam e Jafé, podemos tirar varias conclusões e ricos ensinamentos que Deus nos transmite.

- A narrativa bíblica da forma que apresenta o episódio coloca um manto para encobrir a irresponsabilidade de Noé, que se embriagou (alguns comentários chegam a dizer que ele não conhecia os efeitos do vinho...). Entretanto o episódio condena a embriaguez que passou Noé, mas não deixa de reforçar os ensinamentos bons que saem das mãos de Deus.

A maldição de Cam.

O fato reforça a indignação de Noé pela atitude de falta de respeito de Cam e o amaldiçoa, com dizeres muito duro. Por causa deste fato se tornarás escravo de teus irmãos.

O verdadeiro ensinamento bíblico:

- O fato quer ensinar a todos os filhos o respeito que devem ter a seus pais. Por gerarem a vida e os encaminhar pelos caminhos divinos.

- O sentido de pudor. Não podemos banalizar o ser humano, o corpo humano é imagem e semelhança de Deus. Merece respeito e consideração O que fez Cam está longe do que Deus quer que um filho faça.

Deus mostra que o pecado não está em ver a nudez do Pai.

Sabemos muito bem que na velhice com os pais doentes ou doenças que os tornam incapazes de movimentos os filhos atendem os pais sejam em dar banho ou em deixá-los em condições higiênicas saudáveis. Terão que lidar com a nudez dos pais.

Mesmo assim sempre uma filha é que cuida da mãe ou um filho do Pai. A não ser que não existe outro meio. Caso que aconteceu comigo chegado em uma emergência de Pronto Socorro e tive que ser limpo para ser operado e existia apenas enfermeiras e elas fizeram o trabalho. Penso que Deus não condenará.