Olá Grace Lage de São Paulo - SP!

A verdade é está para o Egito e sua civilização o povo Hebreu não passavam de estrangeiros que depois da influência de José na coorte do Faraó, se tornaram escravos, condenados aos serviços braçais.

Assim que a saída dos hebreus do Egito, não foi questão de vida o de morte para a grande civilização. Poder-se-ia considerar, que perderam mão de obra braçal para suas grandes construções. Moisés percebeu isto, que no Egito, terra da escravidão, não teriam futuro e que deveriam retornar a terra que Deus doará a seus pais.

O Egito no quadro do Oriente Médio se tornou uma grande civilização por causa das águas do Rio Nilo, que fornecia adubo e água para uma agricultura exuberante. A cada ano que passa se tornavam mais poderosos. Outra grande civilização foi a Babilônia com dois grandes rios: Tigre e Eufrates.

Israel era um pais sem grandes recursos naturais e que para sobreviver teriam que trabalhar duramente, além de ser um lugar de passagem dos exércitos destas civilizações: Egito, Assíria, Babilônia, Grécia, Roma etc.

Fonte:

MEDEIROS, JOSÉ. M., Panorama da História Bíblica, Paulinas, São Paulo 1987.