A Casa de Pedro (morada de Jesus): uma das 10 maiores descobertas da arqueologia Bíblica em Israel

No início da pregação Jesus escolheu a cidade de Cafarnaum para fixar morada. Esta casa foi à casa de Pedro as margens do lago da Galiléia.

Olhando os Evangelhos encontramos no primeiro capítulo do Evangelho de Marcos citações já com o nome de Cafarnaum. Mateus é preciso quando diz:

Ao ouvir que João havia sido preso, ele voltou para a Galiléia 13e, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum,à beira-mar, nos confins de Zabulon e Neftali (Mateus 4,12-13) Bíblia de Jerusalém.

 

Cafarnaum a cidade de Jesus.

O arqueólogo Franciscano Frei Virgílio Corbo durante muitos anos em 19 campanhas de escavações arqueológicas tornou conhecida a cidade de Jesus Cafarnaum a luz da arqueologia. A campanha realizada em 1968 levaram a descoberta de casas que remontam ao século I da Era Cristã, além de outras estruturas. Nestas descobertas se identificam uma igreja cristã octogonal que havia sido construída no período bizantino (IV ao VI Século), sendo visto um batistério do V Século e uma estrutura do IV Século IV construída em forma octogonal sobre a casa de Pedro. A descoberta da "Casa de Pedro" lança luz sobre a história dos primeiros séculos da Igreja. As escavações ainda hoje continuam em outros pontos da cidade de Jesus, pelo arqueólogo Frei Estanislau Lofreda e sua equipe. A importância deste local arqueológico onde Jesus se hospedava na casa de Pedro, sem dúvida se tornou um dos 10 mais importantes achados de arqueologia biblica de Israel.