Olá Aline de Belo Horizonte / MG!

O livro de Jonas nos desperta muito interesse durante a leitura. Também perguntas e duvidas sobre o texto surgem porque ele escapa os nossos conceitos racionalistas de interpretação do texto. Como pertence ao grupo dos livros da literatura profética a argumentação apresentada poderá se tornar mais compreensiva se olharmos o texto nesta perspectiva: profética. A pergunta que fazes sobre “ir e proclamar” é uma importante chave de leitura e compreensão do texto.

“Jonas recebe um mandato missionário constituído em três imperativos: levanta-te, vai, proclama (Jn 1,2; 3,2). O termo chave é o verbo hebraico qara' que significa proclamar ou gritar. Esse termo aparece sete vezes nesse livro: três vezes se diz qara' (proclama) a Nínive; três vezes se diz qara' (clama) a Deus e uma vez se afirma qara' (proclama) um jejum. A proclamação do jejum faz a ligação entre proclamar a Nínive e clamar a Deus. O mesmo termo aparece no salmo do capítulo dois (Jn 2,3), mas trata-se de um acréscimo bem posterior”. Conforme o artigo de Aila Luzia Pinheiro de Andrade, Jonas: conversão e missão - Levanta-te e vai à grande cidade  (Jn 1,2), em

http://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/especiais/2010/mesdabiblia/11.php

Baseados na interpretação de Aila Luzia, a literatura profética do texto é confirmada pelo número de vezes que aparecem os verbo proclamar respectivamente se referindo a Deus,a cidade de Nínive e ao Jejum para aplacar a ira de Deus.

Aline! Artigos, notícias e perguntas sobre o profeta Jonas foram respondidas neste seit, poderás conferir. Segue abaixo a indicação de algumas:

- Artigo: Mês da Bíblia 2010: o livro de Jonas . Em 30/08/2010 por Odalberto Domingos Casonatto

- Noticia:  Mês da Bíblia 2010 em 08/09/2010 de Luiz da Rosa

- Respostas: O homem que foi engolido por um peixe, como coseguiu sobreviver dentro do peixe? Pergunta de Aryanne - Vila Velha, enviada em 27/12/2007 e respondida em  11/01/2008 por Luiz da Rosa com 41 comentários.

 - Resposta: O que dizer da narração em Jonas 2?, pergunta de Fábio Henrique Barboza Galhardi - Santo Antônio da Platina – PR, enviada em 31/01/2011 respondida em 09/03/2012 por Odalberto Domingos Casonatto