Olá Wlbert do Vitória - ES!

O chamado “bode emissário” do livro do Levítico é muito conhecido pela expressão popular “bode expiatório”. Entender o que seja “bode expiatório” usado popularmente é entende muito bem o que seja o “bode emissário” do livro do Levítico do Antigo Testamento.

A cerimônia com o bode emissário do livro do Levítico.

Encontramos no livro de Levítico a narração de uma cerimônia um tanto curiosa na nossa compreensão religiosa.No Antigo Israel o livro das sagradas escrituras nos indica o bode usado como símbolo do pecado e da maldade. Esta é para nós uma constatação curiosa porque entendemos que os cordeiros, animais mansos, imaculados usados nos sacrifícios para expiação dos pecados, no Templo de Jerusalém. No Antigo Testamento, dentre tantos animais sacrificados para purificar o povo e até como ofertas de louvor (bois, novilhos, pombas, ovelhas). Entretanto os bodes, permaneciam vivos, pelos campos e desertos. No chamado dia da expiação conforme o ritual judaico, para o perdão dos pecados, dois bodes entravam em cena: um era colocado à porta do Templo para purificar o santuário e o outro era enviado ao deserto para levar os pecados do povo a Azazel, o demônio em outras palavras,

Olhemos a narrativa do texto: de Levítico 16,8-11:

"E Arão lançará sorte sobre os dois bodes: Uma sorte pelo Senhor e a outra pelo bode emissário, então Arão fará chegar o bode sobre o qual cair a sorte pelo Senhor e o oferecerá para expiação do pecado. Mas o bode sobre o qual cair a sorte para ser emissário apresentar se-a vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, para enviá-lo ao deserto comobode emissário." (Levítico 16,8-11)

Todo o Israel parava no dia da cerimônia do bode, chamado dia da expiação “Yom Kippur” imagino a vibração do povo, presente no Templo e cidade de Jerusalém, quando o bode era enviado ao deserto. Saiam com o bode nas costas em grande disparada em direção ao deserto de Judá e em um dos tantos precipícios o bode era jogado para “Azazel”, todos estavam jubilosos pela certeza de que seus pecados estavam indo embora.