Olá Wilma de São Paulo - SP!

Esta parte do Evangelho de Mateus mostra que Jesus encerrou o anúncio do Reino de Deus, ele nos deixou as das bem-aventuranças (Mt 5) e segue com recomendações finais. Este versículo 12 indica a REGRA DE OURO e seguida de conclusões.

Os pobres já têm conhecimento que o Reino de Deus lhes pertence, por direito divino, e este Reino que é de Deus torna-se presente no meio dos homens através da pratica da caridade e do mandamento do amor ao próximo como a si mesmo.

Entendendo a Lei e os Profetas de MT 5,12!

Na Lei e os profetas (Antigo Testamento = Pentateuco + livro dos profetas) estão descritas as nossas obrigações para com Deus, para nos mesmo e para o próximo. Podemos disto concluir que a caridade e amor ensinados por Jesus é o resumo da Lei e dos Profetas (Antigo Testamento). Em outras palavras todos os ensinamentos que Deus nos deixou e que estão escritos na s Sagradas Escrituras.

Consulta:

LANCELOTTI, ANGELO, O evangelho da Igreja, segundo Mateus, coleção O evangelho hoje , vol III, edição portuguesa de Ludovico Garmus, Editora Vozes, 1979, Petrópolis – RJ, pág.52-53.