Olá Rian de Schroeder / SC!

A profissão do apóstolo João evangelista, o discípulo amado.

O significado de seu nome vem do hebraico e significa “Javé é propício”. João quando se tornou apóstolo, era muito novo o mais jovem dos doze. Era solteiro, vivia com os seus pais em Betsaida, uma pequena cidade de pescadores nas margens do lago da Galiléia. Seu Pai possuía uma pequena indústria de pesca, apanhava peixes do mar da Galileia vendia os peixes e secava, para serem vendido em Cafarnaum, rota de passagens das caravanas, que seguiam para Damasco. Assim sua profissão era de pescador trabalhandocom o seu irmão Tiago, em sociedade com André e Pedro.

Vejamos alguns textos bíblicos que confirmam sua profissão:

A narrativa sobre sua vocação nos evangelhos nos fornecem dados interessantes a seu respeito. Junto com seu irmão Tiago, João pertenceu ao grupo dos primeiros discípulos chamados por Jesus logo após de André e Pedro conforme narrativa de Mateus 4,21-22:

João no barco consertando as redes, com o Pai Zebedeu:

“Continuando a caminhar, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com o Pai Zebedeu, a consertar as redes. E os chamou. 22Eles deixando imediatamente o barco e o pai, seguiram-no”. (Mateus 4,21-22) Bíblia de Jerusalém.

João era filho de Zebedeu, um pescador com boas condições de vida que possuía uma empresa de pesca, pois o evangelho fala de trabalhadores. Ele trabalhava na empresa do pai, portanto tinham como profissão: Pescador. João pertenceu ao grupo dos privilegiados de Jesus; presencia a ressurreição da filha de Jairo em Mc 5,37; a transfiguração de Jesus no monte Tabor Mc 9,2; e estava presente na agonia de Jesus no Gethsêmani em Mc 14,33.

“33E, levou consigo Pedro, Tiago e João, começou a apavorar-se e a angustiar-se.” (Mc 14,33) Bíblia de Jerusalém.