Êxodo 5,1 conta que Moisés e Aarão foram até o Faraaó e assim disseram a ele:

Assim falou Iahweh, o Deus de Israel: "Deixa o meu povo partir, par que me façam uma festa no deserto".

A menção do culto no deserto, na continuação da narração sobre a tentativa do povo hebreu a escapar da escravidão no Egito, repete-se 8 vezes na descrição das 10 pragas que afligirão o país por causa do coração duro do Faraó; não é mencionado somente na terceira e sexta praga (veja 7,16.26; 8,4.16.23; 9,1.13; 10,3.24). E a intenção da ida para o deserto é dita de maneira diversa:

  • para servir a Deus no deserto (7,16.26; 8,16; 9,1)
  • para servir a Deus, sem mencionar o deserto (9,1.13; 10,3.24)
  • para oferecer um sacrifício (8,4.23)

 

Três dias

Êxodo 8,21-28 conta sobre um encontro entre Moisés e o Faraó, por ocasião da praga das moscas. O Faraó queria que os hebreus sacrificassem a Iahweh no próprio Egito e não no deserto como pretendia Moisés. Moisés retrucou ao Faraó e disse:

A três dias de marcha no deserto iremos sacrificar a Iahweh, nosso Deus, conforme ele nos disse (Êxodo 8,23).

Certamente a intenção de Moisés era de escapar e não simplesmente oferecer um sacrifício. O fato de pedir "três dias de marcha" revela a intenção de conquistar uma distância de segurança para o povo, libertando-o definitivamente do poder do Faraó.

 

Novela Moisés

Há pouco dias, de férias no Brasil, percebi que faz muito sucesso a novela da Record sobre as aventuras de Moisés. É uma coisa muito interessante que a mensagem bíblica passe pelos meios de comunicação; sempre defendi a presença de conteúdos religiosos nos meios de comunicação e esse site é uma prova dessa nossa convicção. Todavia aconselho a quem assiste a novela de aproveitar a ocasião e confrontar o que vê na televisão com o que está escrito na Bíblia. Não tive a chance de ver os capítulos, mas é provável que a representação televisiva seja muito diferente do texto inspirado, pois a TV tem suas próprias lógicas. Tome em mãos o livro do Êxodo e leia, seguindo a dinâmica dos capítulos da novela. Isso enriquecerá o seu conhecimento sobre a Bíblia e dará instrumentos para ser crítico em relação ao que é apresentado na tela.