Olá cooperador waguininho de Francisco  Morato / SP!

Esta palavra tem o sinônimo de “broto, parte nova de um vegetal”, vem do Latim com o significado de “acontecer de repente”.

O sentido bíblico de rebento.

Inúmeros versículos na Bíblia utilizam a imagem da videira, do tronco, dos ramos, do rebento etc, para explicar a ação de Deus em favor da humanidade. A videira é uma planta que requer muito cuidado do seu dono, constantemente deve estar atento, as necessidades da planta. Até o momento em que a poda se torna importante para que possam surgir rebentos novos, vigorosos que produzirão mais frutos. No Antigo Testamento Deus se revela como aquele que cuida de seu povo como o agricultor cuida da videira.

Foi ele que transportou seu povo do Egito, para a terra da promessa, o defendeu de todo o perigo. Assim Israel tornou-se uma videira escolhida, produzia muito fruto. Mas chegou um tempo que Israel se esqueceu de Deus, foi devastado, destruído, tornando-se prisioneiro. Mas Deus vez surgir na videira devastada, do tronco arrebentado um rebento novo (Isaías 11,1) e novamente começou a produzir frutos.

No Novo Testamento é Cristo que se apresenta como a verdadeira videira, Ele é um autêntico tronco do qual rebentos novos irão surgir para produzirem muitas frutos.

Cristo chega ao ponto de se entregar por completo, para que a videira produza frutos. Por este motivo o vinho torna-se sangue derramado para uma nova aliança com a humanidade.