Há inúmeras perguntas sem respostas no mundo religioso. O teólogo é aquele que fala de Deus, mas não tem todas as respostas. Se um teólogo acredita ter resposta para tudo, então não é um verdadeiro homem de fé.

A teologia é a ciência do homem de fé que procura entender o mistério divino. O fato de definir Deus como um mistério faz com que seja impossível acreditar que obteremos respostas para tudo. O mistério terá sempre elementos imperscrutáveis, que não conseguiremos decifrar; se tudo fosse claro, em relação a Deus, Ele não seria mais um mistério.

No mundo moderno há muita dificuldade em lidar com o MIstério. Queremos respostas claras, objetivas e diretas para tudo. Se não sei responder uma pergunta sobre a Bíblia poderia facilmente ser taxado de incompetente. Mas não há respostas para tudo. O Mistério, o imperscrutável, faz parte da nossa fé. Temos que aprender a contemplar o Mistério. Mais do que desejar respostas, deveríamos aprender a sermos capazes de fazer perguntas inteligentes. A verdadeira sabedoria não está na resposta, mas na pergunta.