Olá Inaldo Sousa de Presidente Dutra / MA

O texto que narra a luta de Jacó com Deus tem grande importância e ratifica para Jacó sua dependência da benção de Deus. Nada poderá separar Jacó (recebe o nome de Israel) das prescrições divina de sua aliança.

Surge uma pergunta quando quereremos entender e clarificar o acontecido:

Porque Deus teria que lutar com um homem comum, durante uma noite toda chegando ao ponto de achar a luta árdua?

Que o ensinamento divino teria tudo isso?

A resposta poderá não seja tão difícil.

Deus quer ensinar a Jacó que sua felicidade não depende apenas das vitórias que poderia obter contra os homens, vitórias que Jacó até aquele momento já havia conseguido.

O ensinamento novo de Deus para que Jacó seja bem sucedido dependia da bênção de Deus e não mais de seus estratagemas e artifícios, que soube usar muito bem para obter o que queria.

A marca deste ensinamento novo de Deus, para que Jacó buscasse a benção divina ficou eternizado no ferimento dolorido que recebeu, seu nervo foi atingido, como lembrança do acontecido.

Do fato ainda podemos entender que nesta luta divina com Jacó Deus quer renovar as promessas feitas a Abraão e Isaac, e que Jacó reconhece por seu Deus.

Também Jacó consagra este lugar, ungindo a pedra que serviu de travesseiro e chamou o lugar de Betel (casa de Deus) e ali Jacó vez o voto de fidelidade a Deus e receberia a benção e proteção de Deus.