Olá Paulo Apóstolo de São Paulo / SP!

Para início de resposta consultemos o texto de Apocalipse comparando com o livro de Gênesis. Surge uma pergunta:

Quais eram as doze tribos de Israel?

No livro do Gênesis 49,3-27 encontramos a seguinte relação:

Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, José e Benjamim. (Conforme Gênesis 49, 3-27).

No livro do Apocalipse 7,4-8 encontramos a seguinte relação:

Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Manassés, Gade, Aser, Naftali, José e Benjamim. (conforme Apocalipse 7, 4-8) .

Descontradizendo:

No livro do apocalipe 7,4-8 encontramos

"E ouvi o número dos que tinham sido marcados: cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.” (Apocalipse 7,4)

O texto diz de todas as tribos, mas surge a pergunta onde está a tribo de Dã, que não aparece no texto? Por que ela não consta nesta lista?

Para entender esta falha devemos buscar resposta na história desta tribo, somente agindo assim teremos o porquê dela ter sido excluída.

Dã (palavra de origem Hebraica significando "juiz" ou "julgamento"). Dã sabemos pelo texto bíblico era o filho mais velho dos dois filhos que Jacó teve com Bila, serva de Raquel (Gn 30,5-6). Por ocasião de seu nascimento Raquel comemorou o evento declamando: "Julgou-me Deus" (Heb. dananni); "por isso lhe chamou Dã". Este nome chama atenção a situação particular na vida de Raquel e serviu de testemunho do favor de Deus quanto a sua esterilidade.

Dã passa ser lembrado na maior parte das vezes de forma negativa. Os danitas não conseguiram ocupar seu pedaço de terra da distribuição inicial e deixaram seu local de origem transferindo-se para o norte. Ocuparam Laís e se fixaram.

Mas se desviaram de Javé e estabeleceram uma cultura idólatra (Jz 18).O rei Jeroboão tornou Dan e Betel sedes de adoração, para que o povo não subisse a Jerusalém (1 Rs 12,29). Este abandono de Javé para seguir outros ídolos, é o motivo mais forte para excluí-lo da lista do Apocalipse. (Ap 7, 5-8).

Porque a tribo de Manassés foi incluída?

Manassés filho de José e que Jacó tomou como filho em Gn 48,5. Com a perda de Dã entregando-se a idolatria e dando as costas Deus, este foi substituído por Manassés na lista de Apocalipse.

Este é o forte motivo que leva a ausência do nome de Dan na lista das 12 tribos de Israel. Uma lista que incluísse esse povo que havia traído o seu Deus seria uma ofensa muito grande a Javé.

Fonte Bibliográfica

DUGLAS, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, vol. I, edições vida nova, 1986, São Paulo, pág.383