Olá Gláucia Rocha de São Luis / MA!

Sua pergunta é por Levi, que aparece no Novo Testamento ou é o Levi,  que aparece no Antigo Testamento no Livro do Gênesis. Para ajudar-te na solução da dúvida deixo a indicação dos dois textos:

Levi do Antigo Testamento.

No livro do Gênesis 29,34 encontramos a passagem que nos diz:

“Concebeu ainda e deu a luz um filho; disse: Desta vez meu marido se unirá a mim, porque lhe dei três filhos, e ela o chamou de Levi.” (Gênesis 29,34) Bíblia de Jerusalém.

O texto se refere a um dos 12 filhos de Jacó. Liga o texto as doze tribos de Israel a linhagem patriarcal pelos filhos de Jacó.

Observação: A tribo de Levi, os descendente de Levi filho de Jacó, com o passar do tempo exercem o serviço do Templo de Jerusalém.  Segundo os dados do Antigo Testamento. Tradição que perdurá até o dia de hoje, em que os nomes hebreus com a designação final Levi, pertencem a este grupo e alimentam a esperança de um dia retornarem a servir ao Templo depois de sua reconstrução.

Levi do Novo Testamento.

Este Levi esta ligado ao cobrador de impostos, que Jesus chamou para ser seu discípulo. O texto de Marcos 2,14:

“Ao passar viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria de imposto, e disse-lhe: “Segue-me” Ele se levantou e o seguiu.” (Marcos 2,14) Bíblia de Jerusalém.

Texto semelhante aparece em Lucas 5,27:

“27Depois disso saiu, viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!”28 E levantando-se, ele deixou tudo, e o seguia”. (Lucas 5,27-28) Bíblia de Jerusalém.