Olá Lilian Loiola do Rio de Janeiro!

De fato a Bíblia para muita gente se torna difícil de entender no conjunto. É necessário tempo, leitura, acompanhamento, explicações. Por isso é justa a sua pergunta, perguntando por uma Bíblia que seja mais didática.

Esta preocupação em tornar acessível o estudo da Biblia comum material didático e compreensível existe nas diferentes denominações e igrejas. As editoras possuem farto material Bíblico, para todos os interesses.

Vou te indicar dois livros que poderão te ajudar. Caso contrário visites qualquer revenda de livros religiosos, que as editoras possuem, e lá você mesmo confere, o que seja o melhor. Poderá observar o conteúdo, a forma de apresentação a linguagem do texto, e de que forma o livro poderá te ajudar.

Recomendo a HISTORIA SAGRADA.

É uma Bíblia em resumo, apresenta os principais temas com abundância de ilustrações.

FREI BRUNO HEUSER. OFM, História Sagrada do Antigo e do Novo Testamento, Editora Vozes, Petrópolis, 336 páginas.

Está História Sagrada, já teve inúmeras edições, é muito popular, e o texto muito didático e prático.

Outro livro, talvez difícil de localizar:

Vários autores, A Bíblia da Família, editor Claude-Bernard Costecalde, publicado em fascículos no jornal Zero Hora de Porto Alegre, totalmente ilustrada, e trata os principais acontecimentos Bíblicos do Gênesis ao Apocalipse.

Poderia citar outros, mas existem inúmeros, tenha paciência, fale com o responsável de sua Igreja, poderá possivelmente te emprestar algum material, sem problemas. Se sua cidade tem Biblioteca publica, possivelmente terá este material para empréstimo.