Olá Sara da Silva de Niterói / RJ!

É justa a sua pergunta se Jesus ensinava só no templo. De fato o Templo de Jerusalém era o lugar da presença de Deus, o lugar dos sacrifícios das purificações e das celebrações das festas de preceito dos Judeus. Todo Judeus praticante, tinha por obrigação ir em três festas de preceito em Jerusalém, cada ano. A celebração da Páscoa, a Festa da Colheita, onde deveria levar as primícias de suas colheitas, a festa das tendas que lembra a passagem pelo deserto. Sem falar de outras festas.

Os pais de Jesus e o próprio Jesus como família judaica cumpriram estes rituais. Jesus foi apresentado no Templo, Jesus aos 12 anos esteve no Templo. Os Evangelhos Sinóticos não narraram muito a participação de Jesus em festas em Jerusalém. mostram a atividade de Jesus na Galiléia, os fariseus chamavam Jesus de Galileu, (era pejorativo), e Jesus em Jerusalém passando pela paixão, morte e ressurreição.

Lendo os 4 evangelhos podemos dizer que o Templo de Jerusalém foi o lugar onde Jesus teve menor atuação quanto ao ensino de sua doutrina.

Tudo começa na Galiléia, ele vive em Nazaré com sua família, sendo auxiliar na carpintaria de José, até os trinta anos. Escolhe seus discípulos, a grande maioria de pescadores. Sua maior preocupação foi ensinar seus discípulos sua proposta que trazia de seu Pai. Cafarnaum considerada a cidade de Jesus e realizou a maior parte de sua atividade e ensino. Depois era um ensino itinerante, sempre a caminho. Indo a Jerusalém nas festas judaicas, passava pela Samaria (terra desprezada pelos Judeus) e ali ensinava. Lembro o fato da Samaritana.

O final da sua pergunta esta correta Jesus orava e muito. Antes de qualquer decisão passava horas em oração falando com seu Pai. Lembro algumas passagens narradas pelos evangelhos:

- Antes de iniciar o seu ensino: Lucas 3,21. “....achava-se em oração”.

- Quando escolheu os 12 discípulos: Lucas 6,12. “...foi a montanha para orar”

- Antes de anuncia a sua morte Lucas 9,18a28. “ele orava em particular....”

- Depois de recusar a proposta de ser rei Mateus 14,23 “subiu ao monte afim de orar”

- No Jardim das Oliveiras no Gethsemani. Mateus 26,39-44 “prostou-se com o rosto em terra e orou”.

Na cruz Mateus 27,46 “Jesus deu um grande grito Eli, lemá sabachtáni”