Olá Luiz Alex de Belo Horizonte!

A pergunta é pela língua em que a Bíblia foi escrita. Entretanto a Bíblia não foi escrita em uma única língua. Vejamos um pouco: Encontramos três línguas: o Hebraico, o Aramaico e o Grego.

A grande parte do Antigo Testamento foi escrito em hebraico, que se tornou a língua do Templo e da leitura dos escritos divinos. Esta era a língua falada na Palestina antes do cativeiro Babilônico. Com o retorno do Cativeiro, o povo começou a falar o aramaico, seria um hebraico mais popular, ao gosto da população.

Mas a redação dos livros sagrados não parou ai, a Bíblia continuou a ser escrita, copiada e lida em hebraico. Passou haver uma nova exigência para que o povo pudesse continuar lendo a Bíblia, foram criadas escolinhas em toda a parte, ao lado da sinagoga, existia uma escola para o ensino da Bíblia, da lei e tradicões judaicas. Jesus freqüentou a escola de Nazaré para aprender o hebraico, fez a cerimônia do Bar Mishva, e leu o profeta Isaías na sinagoga de Nazaré. Só uma parte bem pequena do Antigo Testamento foi escrita em aramaico.

Um único livro do Antigo Testamento, o livro da Sabedoria, e todo o Novo Testamento foram escritos em grego. O grego era a nova língua comercial e o helenismo invadiu o mundo daquele tempo, depois das conquistas de Alexandre Magno, no século IV antes de Cristo.