Olá Lucas Gabrie de Brasília / DF!l

A morte de Pedro.


Não encontramos citação bíblica que descreva a forma de morte do apóstolo Pedro. O evangelho de João 21,18 sugere que Pedro morreu na cruz de cabeça para baixo. no tempo da perseguição do Imperador Nero, por volta do ano 64.

Um dos padres da Igreja Clemente de Roma, que descrevendo a morte de Pedro indica que aconteceu no tempo do Imperador Nero, por volta do ano 64, na perseguição sangrenta contra os cristãos.

Existe uma tradição posterior que descreve que os romanos crucificaram Pedro de cabeça para baixo, a pedido do próprio apóstolo, que não queria morrer da mesma forma de seu Mestre Jesus. Na literatura cristã encontramos no livro “Quo Vadis” que Pedro fugindo de Roma quando soube que devia ser crucificado, encontrou às portas da cidade de Roma, Jesus que lhe perguntou: Quo Vadis? (para onde vais?). Este encontro com Jesus  teria mudado a sua decisão e voltou para Roma e foi martirizado

A morte de Tiago, o Irmão de João

Tiago como conta Atos 12,1-2, foi martirizado em Jerusalém, por causa da perseguição de Herodes Agripa, por volta do ano 40 depois de Cristo. Em Jerusalém teve um papel importante na comunidade nascente.

Existe uma tradição que narra que apóstolo Tiago na Espanha é conhecido como Santiago. E que depois da ressurreição, foi anunciar o Evangelho naquele país. Santiago de Compostela, na Espanha,  se tornou lugar de peregrinação e romarias com caminhadas a pé (caminho de Santiago). Além disso, conta-se que, depois do martírio, os restos mortais viajaram, milagrosamente até à Espanha, onde está o seu túmulo.

A morte de Paulo apóstolo.

No último julgamento de Paulo em Roma no segundo Interrogatório Paulo é sentenciado a morte.

Levaram Paulo ao longo da Via Ostiense, seguindo pela Porta Trigemina, passaram pela Pirâmide de Céstio e pelo local onde hoje se encontra a Basílica de São Paulo Extramuros que foi o lugar da morte. A seguir o cortejo deixa a estrada e vão até o local onde ele foi executado. Hoje naquele lugar, existe a “Piazza Tre Fontane”. No local da execução, a cabeça do Apóstolo tombou por um golpe de espada.

De acordo com a opinião mais comum, Paulo sofreu o martírio no mesmo dia e no mesmo ano que o Apóstolo Pedro, mas em locais diferentes.