Olá Paulo Sérgio Batista de Souzado Rio de Janeiro / RJ!

Localizamos esta passagem bíblica em 2 Timóteo 4,7:

“7Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.”2 Timóteo 4,7) Bíblia de Jerusalém.

No final de sua vida, seguindo o exemplo dos grandes personagens da história, Paulo apresenta o balanço de sua vida. Este balanço que Paulo nos apresenta, demonstra a grandeza de sua vida de um apóstolo arrojado, sem temor e destemido. As metáforas que Paulo utiliza vêm do ambiente do mundo grego, apreciadores do atletismo e dos esportes olímpicos. Usa no versículo 7 três verbos na forma perfeita: “combati, terminei e guardei”, isto demonstra a perfeição de seu pensamento e o modo correto que desempenhou seu ministério.

Fala em “combati o bom combate”, a presença do artigo mostra que seu ministério é apostólico. Usou as regras para o combate, mas foi nobre e ousado nesta missão.

“Terminei minha carreira” é o que os Atos dos Apóstolos e cartas de Paulo nos falam.

Conforme narrativa minuciosa, ele foi incansável no ministério: Começando pela Arábia, Síria, Anatólia, Grécia, Itália, Creta, e possivelmente Espanha. Paulo em todas estas andanças sempre foi ágil e altaneiro, jamais esmoreceu, ele mesmo confirma em suas auto apresentações. Paulo jamais foi fraco em seu apostolado, guardou intacta a fé que lhe confiaram. Sua fidelidade a Jesus Cristo, que elegeu acima de tudo foi sua máxima preocupação. Tudo isto almejou também para Timóteo em 1 Timóteo 6,20, querendo fazer um participe de sua obra, na transmissão da doutrina evangélica.