Olá Cristina de Sao Bernardo do Campo / SP!

A mulher e o dragão que aparecem no capitulo 12 assim é descrito por João, vejamos o texto Apocalipse 12,1ss.

1Um sinal grandioso a pareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os seus pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas, 2estava grávida e gritava, entre as dores de parto, atormentada para dar à luz. 3Aparceu então outro sinal no céu: um grande dragão.... (Apocalipse 12,1-3) bíblia de Jerusalém.

Olhando a sua pergunta parece que já conheces a resposta, mas estás na dúvida, já ouviste ou leste outras interpretações para o texto. O que posso te dizer. Existe uma maneira católica de interpretar quem seria esta mulher que parte do conjunto de citações que dá entender que esta mulher que está para dar a luz seja Maria a mãe de Jesus. Assim a interpretação da exegese católica, aceita esta interpretação.

Também os católicos aceitam como sendo esta mulher a nova Eva, a mulher do livro do Genesis, que afastou a humanidade de Deus, Maria viria recuperar esta falha trazendo Jesus o filho de Deus para Salvar a humanidade. As forças do mal, representadas pelo dragão ou satanás, estão prestes para devorar o filho, mas Deus protege a mulher e seu filho.

A interpretação protestante entende a cena da mulher e do dragão no livro do Apocalipse (cap.12) correspondendo com o Gênesis 3,15-16. A mulher deverá dar a luz na dor e no sofrimento (v.2) aquele que vai ser o messias para a humanidade (v.5) A mulher sofre a tentação de Satanás que a persegue e quer eliminar seu filho, o Messias, que seria a perdição para Satanás.

Esta passagem é entendida que a mulher seja o Povo de Deus a Igreja agora em luta contra as ciladas do satanás. Este significado para esta passagem tem a preferência dos comentaristas protestantes do livro do Apocalipse. (Conforme: Cebi, Evangelho de João e Apocalipse, roteiros para reflexão IX, pág. 123 ss).

 

Concluindo:

Não está errado entender que o filho gerado pela mulher do apocalipse 12 seja Jesus o salvador da humanidade, que veio para dar vida e via em abundância.