Pergunta de Mauricio Azevedo (27/07/2015)

Olá Mauricio Azevedo de Leopoldina/ MG!

O rei persa Assuero governou durante 20 anos 127 províncias desde a Índia até a Etiópia, foi sucessor de Dario I em 485 a.C.

O livro de Ester conta este incidente com a rainha Vasti no primeiro capitulo. Assuero oferece uma grande festa aos governadores das províncias e importantes do seu Reino durante cento e oitenta dias.

Terminado esta festa é organizada uma festa com participação popular, durante sete dias para os habitantes de Susa. Esta era uma festa para os homens.

A rainha Susi organiza uma outra festa para as mulheres. Durante esta festa é que acontece o incidente. O Rei Assuero manda chamar a rainha Vasti, para se apresentar em sua presença.

O livro de Ester não trata dos detalhes que a rainha Vasti tinha que fazer, só diz que deveria levar a coroa de rainha. O livro de Ester não fala que ela deva se apresentar na festa dos homens, já bêbados, sem suas vestes, nua, mas apenas diz que deva usar a coroa de rainha. Alguns imaginam este fato que ela foi ordenada pelo rei a se apresentar nua,  já que o Rei Assuero e os convidados masculinos da festa estavam embriagados, e tudo poderia acontecer.

Na realidade a rainha Vasti se nega apresentar-se ao Rei Assuero e nem mesmo aceita marcar presença na festa dos homem já embriagados.

Por causa desta desobediência da rainha Vasti, ela perde o cargo de Rainha que por sua vez se abre a possibilidade de Ester assumir seu lugar.