A pergunta não está muito clara para mim, mas tento imaginar o seu sentido. A questão é entender o que você quer dizer com "rei por excelência".

A Bíblia conta como, a partir da história de Samuel, Israel queria, como as outras nações, ter um rei que governasse sobre si. Foi Samuel que então, como profeta do Senhor, bastante contra sua vontade, ungiu a Saul e Davi, os dois primeiros reis. Depois veio o terceiro, Salomão. Esses três reis governaram sobre Israel unido, sobre o povo de Deus que entrara na terra prometida, depois dos anos em que o povo foi governado pelos juízes. Foram os únicos reis que governaram toda a terra de Israel. Por isso, talvez, essa pode ser a resposta para a sua pergunta.

Depois de Salomão, a terra de Israel foi dividida em Reino do Norte, com a capital em Samaria, e Reino do Sul, com a capital em Jerusalém. Cada reino seguiu sua própria estrada, tendo contenporaneamente reis distintos. A união desses dois reinos divididos foi, no decorrer da história profética, um sonho que nunca mais se realizou.