O nosso calendário, chamado gregoriano, embora seja o calendário oficial da maior parte dos países do mundo, é relativamente recente e tem pouco mais de 5 séculos de vida. Ele foi criado pelo papa Gregrorio XIII, em 1582. É um calendário que se baseia no sol, tendo um total de 365 ou 366 dias nos anos bissextos, que temos a cada 4 ano. No ano bissexto, o mês de fevereiro tem 29 dias.

Portanto, no tempo em que Cristo viveu não se usava o nosso calendário e não se usava a expressão "antes de Cristo" (a.C.). Essa expressão passou a ser usada só muito tempo mais tarde e se trata de uma visão cristocêntrica da história, isto é, é uma perspectiva que considera a vinda de Cristo como o evento mais importante da história, um fato que divide a história em antes e depois: aquilo que aconteceu antes, contado em maneira descrescente, e aquilo que aconteceu depois, em maneira crescente.

No tempo de Cristo se usavam outros calendários. No mundo romano, ao qual pertencia também a Palestina do tempo de Cristo, se usava o calendário que partia do dia considerado como fundação de Roma, que aconteceu no dia 21 de abril do ano 753 antes que Cristo nascesse.

Outras informações sobre calendários estão disponíveis nesse link.