Essa passagem do livro de Lucas fala da vida cristã que começa na cidade de Éfeso. Era uma cidade importante de então, um verdadeiro centro religioso, político e comercial, com uma população mixta. Paulo, como conta Atos dos Apóstolos 19, aproveita desse ambiente multi-cultural para fundar a igreja cristã na cidade.

O texto que você menciona fala dos milagres que Paulo fazia:

Bastava, por exemplo, que sobre os enfermos se aplicassem lenços e aventais que houvessem tocado seu corpo: afastavam-se deles as doenças e os espíritos maus saíam.

Para entender bem a passagem não basta ler os versículos 11-12, mas 11-20. E o título que poderíamos dar a essa perícope é "os exorcistas judeus". De fato, Lucas, mais do que falar dos milagres de Paulo, quer desmascarar os pilantras que pensam pudessem agir como o apóstolo. Essa é, sem dúvida, uma mensagem muito atual.

Haviam alguns que, como Paulo, invocavam o nome do Senhor Jesus sobre pessoas doentes, esperando de curá-las. Invés o resultado era negativo: eram conquistados pelos espíritos maus que tentavam expulsar!

 

O ensinamento de Atos dos Apóstolos 19,11-20

Os milagres são frutos da fé e não de palavras mágicas! Quando acontecem, são obras de Deus, que age por meio de pessoas de fé, com profundas experiências religiosas. São sinais divinos e não obras mágicas! Um charlatão não pode ser instrumento de milagres, um homem de fé sim.