Olá Bernardo José Ferreira da Costa de Magalhaes de Almeida / MA!

A resposta se torna intrigante, desde o momento que lemos no texto como aconteceu o episódio da conversão de Paulo. A conversão de Paulo sabemos que é um feito de capital importância para a historia do cristianismo. O evangelista Lucas, nos Atos dos Apóstolos apresenta três narrativas semelhantes (Atos 9,1-9; Atos 22,4-21; Atos 26,10-20).

 

O que os pintores nos apresentam desta narrtiva.

Conhecemos muito bem, pinturas realizadas por pintores famosos ao longo dos séculos que retratam este episódio da conversão de Paulo. Em todas as pinturas mostram, Paulo caindo do cavalo, e uma luz divina vindo dos céus que fala com ele. Os pintores retrataram o acontecido, usando de imagens que poderiam impressionar os que apreciam a pintura. Para isto, sabem que Paulo tinha recebido uma ordem de perseguição aos cristãos no norte da Galileia até Damasco, e tinha disponível um piquete de soldados, este trajeto só poderia ser feito a cavalo, em conseqüência Paulo caiu do Cavalo no momento da intervenção divina, e assim depois foi conduzido até Damasco.

 

O que Lucas nos conta na narrativa da conversão?

Lucas não cita nenhuma vez que Paulo estava a cavalo o texto assim nos diz:

“Caminhava e aproxima-se de Damasco, quando de repente uma voz vinda do céu o envolveu de claridade. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia:”Saul, Saul, porque me persegues”. (Atos 9,3-4) Bíblia de Jerusalém.

“Conduziram-no pela mão e introduziram-no em Damasco.” (Atos 9,8) Bíblia de Jerusalém.

Cai por terra e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 22,7) Bíblia de Jerusalém.

Atingi Damasco guiado pela mão de meus companheiros(Atos 22,11) Bíblia de Jerusalém.

Em Atos 26,14, narra que todos os que estavam com Paulo caíram por terra:

“Caímos todos por terra, e ouvi uma voz que me dizia em língua hebraica: Saulo, Saulo por que m e persegues? (Atos 26,14) Bíblia de Jerusalém.

 

Concluindo:

Depois da leitura destes três textos que falam deste episódio, podemos encontrar uma resposta a pergunta. Pelo texto podemos considerar que Paulo viajou a cavalo com um contingente militar, para prender cristãos. E chegou a Damasco conduzido pela mão pois estava cego.

Penso que ter esta informação em nada vai mudar o fato principal que é a conversão de Paulo.