Em Marcos 6, depois do "fracasso" da missão na própria cidade, Jesus envia os apóstolos em missão, a dois em dois. Dá várias recomendações e no versículo 11 diz:

E se qualquer lugar não vos receber, nem os homens vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho conta eles (veja também Lucas 10,10-12).

Sacudir a poeira das sandálias era um gesto feito pelos judeus, quando regressavam de um território pagão. Com tal ritual indicavam que não queriam nenhuma relação com aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus.

Esse gesto provavelmente está à base daquilo que recomenda Jesus aos apóstolos. Todavia é um texto que permite vários tipos de reflexão. Poderíamos, por exemplo, nos perguntar: o que se sacode de debaixo dos pés? O que se joga fora é a dignidade da casa que não acolheu? Se condena o desprezo das pessoas?

Penso que não é isso que Jesus quer transmitir. Ele invés propõe que se os discípulos saiam dos lugares que não acolhem a Palavra em paz e convida a eles a "sacudir" aquilo que sentirão quando forem rejeitados. Quer que saiam daquelas casas em paz, sem rancor, sem desprezo, pois terão cumprido a própria missão e a própria fé não é colocada em discussão.

É necessário sacudir o pó da desulisão, o pó do apego, da ostentação, do consaço por não ter alcançado o objetivo de transmitir a Boa Nova. Só assim o seguidor de Cristo pode retomar a estrada, com esperança.