Não é fácil saber exatamente a data dos escritos da Bíblia. Muitas vezes não sabemos nem mesmo que foi o autor. Para o escritor sagrado o importante era a mensagem que Deus comunicava aos homens através da história e não informações biográficas sobre os personagens e autores. Muitos autores usavam nomes famosos, para dar importância aos escritos, mas por trás havia uma pessoa simples, que não queria aparecer.

Um modo que pode parecer clássico é pensar que a data de composição dos livros tem a ver com a história que conta. Nesse sentido, alguns poderiam pensar que os primeiros livros a serem escritos foram os primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco. Ninguém sabe bem quando eles foram escritos, mas há uma grande parte de críticos que diz que eles não são antigos, mas foram escritos por volta de 500 anos antes de Cristo.

Há livros que são bem mais recentes. Por exemplo, os livros dos Macabeus (não existem nas bíblicas protestantes) não podem ter sido escritos senão por volta do ano 150 antes de Critos, pois fala de fatos acontecidos naquele período.

Outro livro muito recente é o da Sabedoria, também ausente da Bíblia Protestante. Ele teria sido escrito provavelmente por volta do ano 100 antes de Cristo.

Entre os livros proféticos, Ageu é de depois do Exílio e, portanto um dos últimos livros proféticos. Também Jonas é posterior ao exílio, e por isso relativamente recente.