O comentário do Ronaldo continua:

Tenho um caso na familia que se tem imagem de Nossa Senhora e José para todos os lados, sem mencionar outros santos. Mas não se vive como os santos. Pois acredito que deveríamos viver, como casal, como Maria e José. Todavia, em geral, os casais vivem como se não fossem cristãos.

Tudo o que você diz é muito verdadeiro. Além do fato que o culto aos santos possa ser tema de discussão entre os cristãos, principalmente por exageros na veneração do lado católico e por falta de compreensão do lado de algumas denominações cristãs, existe a necessidade de ser coerente com a própria fé. Não posso ter a casa cheia de santos e não me espelhar na prática deles. As imagens são exatamente recordação da dedicação dessas pessoas em seguir a estrada de Deus, são exemplos que nos conduzem a Deus e não são nenhum amuleto ou objeto mágico.

Os católicos veneram os santos não enquanto estátuas, mas porque foram pessoas que com sucesso souberam imitar os passos de Cristo e nos mostram, com o próprio exemplo, como fazer para chegar até Deus. O culto aos santos não tem como finalidade o culto ao próprio santo, mas exprime o desejo de chegar ao divino, através da vida desse cristão exemplar.