Chamamos de Apóstolos os 12 escolhidos por Jesus. Barnabá não faz parte dessa lista. Ele se converteu depois de Pentecostes e foi um grande companheiro de evangelização de Paulo. Traços de sua vida aparecem principalmente em Atos dos Apóstolos.

Exemplo na primeira comunidade

Atos 4, depois de apresentar como vivia a primeira comunidade cristã (versículos 32-34), sublinha:

Jos[e, a quem os apóstolos deram o cognome de Barnabé, qu quer dizer "filho da consolação", era levita originário de Chipre. Sendo proprietário de um campo, vendeou-o e trouxe o dinheiroi, depositando-o aos pés dos apótolos (Atos dos Apóstolos 4,36-37).

Companheiro de Paulo

Foi Barnabé que, depois da sua conversão, apresentou Paulo à comunidade de Jerusalém, que o temia (Atos 9,27). Isso denota a amizade que existia entre eles. Quando começaram as primeiras conversões de não judeus ao cristianismo, Barnabé foi enviado pelos apóstolos a Antioquia (Atos 9,22). Para ajudá-lo, Barnabé chamou Paulo e ficaram naquela comunidade por um ano. Atos dos Apóstolos diz que foi ali que, por primeira vez, os seguidores de Jesus foram chamados de "Cristãos".

Em seguida, continua a missão dos dois discípulos, pregando o Evangelho. Foram até Jerusalém, explicar à comunidade que Deus chamava também pessoas que não pertenciam aos judeus e obtiveram a permissão dos chefes da Igreja para anunciar a Palavra aos gentios, aos não judeus.

A partir do sucesso da evangelização em Antioquia, os dois, acompanhados por Marcos (primo de Barnabé), que mais tarde escreverá o Evanglho, seguiram a obra de evangelização na Ásia Menor.

Nas suas cartas, Paulo menciona a Barnabé em 1Coríntios 9,6 e em Gálatas no capítulos 2 e em 4,10.