Há personagens bíblicos que suscitam a nossa simpatia, o nosso interesse. E a vontade que temos é saber tudo deles, como hoje somos acostumados a conhecer tudo de todos. Mas na Bíblia os personagens têm somente a função de transmitir a vontade divina e servem a esse princípio. A Bíblia não quer contar a vida de ninguém, mas mostrar como Deus se revela, servindo-se de pessoas concretas, vividas em tempos determinados.

Alguns desses personagens são os assim ditos "juízes": 12 personagens que aparecem depois que o Povo entrou na Terra Prometida e antes da história dos reis de Israel. O livro dos Juízes conta a história deles.

Débora é a única mulher entre os 12 juízes. Sua história é contada nos capítulos 4 e 5 do livro. As informações biográficas que temos são ditas em Juízes 5,4-6:

Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento.

Além dessas informações, nada mais sabemos sobre essa "profetiza", que, junto com Barac, derrota Sísara e liberta o povo de Deus das mãos de Canaã.

A sua história chegou até nós para nos mostrar que Deus liberta seu povo, traz salvação e nunca o abandona diante de seus inimigos.