Qual era a verdadeira função dos levitas no antigo testamento?

Pergunta de Bruno (21/06/2015)

 

Olá Bruno de Angra dos Reis / RJ!

Os levitadas em número aproximado de 10.000 estavam a serviço do Templo e eram uma subclasse dos sacerdotes. Da mesma forma dos sacerdotes estavam divididos em 24 classes, e serviam ao templo em escalas de 5 semanas anuais.

Ao contrario dos sacerdotes os levitas parecem que tinham salário inexistente. Sabemos da leitura dos textos bíblicos que eles não tinham direito da parte reservada dos sacrifícios ao serviço do templo, este direito era concedido aos sacerdotes. Da mesma forma a parcela do dizimo a destinado aos levitas, foi confiscada , para ser exclusiva dos sacerdotes.

Serviços dos levitas no templo de Jerusalém.

Estavam divididos em dois grupos. Os levitas prestavam serviço como:

1 -  Porteiros do Templo. Tinha a função e guardar e manter o templo sempre limpo, controlavam a entrada dos diferentes círculos de santidade, que iam ao Templo. Tinham a tarefa de manter o policiamento e a guarda das entradas do santuário.

2 – Sustentavam a música e os cantos no Templo. Estavam instalados entre o pátio dos levitas e dos sacerdotes. Sustentavam o canto nas liturgias e utilizavam instrumentos musicais. Eram grupos distintos que trabalhavam no templo e um grupo não poderia interferir nas tarefas do outro. Infrações eram punidas com a morte.

Consulta:

JEREMIAS, Joachim, Jerusalém no tempo de Jesus, pesquisa de história econômica social no período neotestamentário, Nova Coleção Bíblica, vol. 16, Paulinas, São Paulo, 1983, págs. 274s; 278; 284-290.