Olá Yago Thomé da S. Costa de São Paulo!

No Novo Testamento encontramos nomes de moedas usadas na Palestina no tempo de Jesus de vários países. A Palestina tinha sido conquistada pelos Romanos, que utilizavam as  moedas do Império Romano na cobranças dos impostos. Mas as transações comerciais que utilizavam a língua grega, devido a chamada helenização, que persistiu por algum tempo mesmo com a presença dos romanos, se utilizava as moedas gregas. Mas existam moedas de uso diário do judaísmo, chamado siclo que utilizado para pagar o dizimo e as taxas do templo. Assim em forma resumida coloco o elenco de moedas que circulavam na Palestina na época de Jesus.

1 - O siclo Judeu: seria para paga o dízimo e as taxas do templo de Jerusalém. Era usada está moeda porque os romanos conquistadores cunhavam suas moedas com a esfinge do Imperador, considerado deus.

2 – O Denário Romano: servia para pagar os impostos oficiais ao Romanos. Estes impostos eram cobrados por coletores de Impostos chamados publicanos.

3 – Dracma Grega: Servia para as transações comerciais. O grego era a língua falada para se realizar os negócios e o comércio com os estrangeiros.

4 – Mina Fenícia; utilizada nas transações comerciais com o pais litorâneo ao norte de Israel a Fenícia.

Consulta:

A.C.O e C.P.O, Jesus sua terra, seu povo, sua proposta, 4 volume, Rio de janeiro, 1990, pág.11.