Olá Alexandre Soares Santos de Uberlândia MG

A resposta as suas duas perguntas vem da leitura de um dos três evangtelhos sinóticos que falam desta cura. Escolhemos o evangelho de Marcos o primeiro que foi escrito: Marcos 5,25-34

O texto sinótico da mulher do fluxo de sangue.

“25 Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, 26 e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior, 27 tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto; 28 porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. 29 E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal. 30 E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes? 31 Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou? 32 Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera. 33 Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade. 34 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal”. (Marcos 5,25-34) Bíblia Almeida.

Prestando atenção a narrativa, notamos que a mulher não estava em casa e nem estava em um lugar para doentes. Jesus tinha atravessado o lago da Galileia e entrava na cidade de Cafarnaum que está a beira do lago. Certamente a multidão, se aglomerava, esperando a chegada de Jesus. A fama de Jesus corria por toda a Galileia. A mulher do fluxo de sangue, foi atraída por aquilo que ouvia das pessoas que lhe estavam perto.

E no caminho de Jesus em direção a casa do chefe da sinagoga, Jairo, que o implorava a cura de sua filha, aconteceu a cura da hemorroíssa. Ela numa atitude inusitada, sabendo de sua situação de impureza legal, toca nas vestes de Jesus. Jesus percebe e conversando com ela a cura,  em uma das ruela da entrada da cidade de Cafarnaum.

Completando:

A lei do Puro e do Impuro na época de Jesus.

Para o Judaísmo quem sofria com fluxo de sangue era considerado imundo. Não podia tocar, nas outras pessoas e nem ser tocado. Até mesmo objetos do uso do dia a dia, perdiam o valor se tocados por um doente com fluxo de sangue. O livro do Levítico capítulo 15 fala da impureza física e de sua associação com a moral. A pessoa impura era excluída do convívio normal da sociedade até que se purificasse novamente. Pode-se imaginar a situação da mulher que a cada mês acontece à menstruação ou desta mulher que implora a cura de Jesus estando constantemente impura.

A mulher curada do fluxo de sangue nos mostra o caminho e diz: Agarre, segure o Mestre e confesse, Ele pode e quer lhe curar totalmente dando-lhe vida em abundância.