Olá David de  Porto Alegre / RS!

A sua pergunta é muito importante, pois vai ao encontro, do modo em que vamos ler a Bíblia e de sua compreensão.

Na pergunta colocas frente a frente o grupo das pessoas que somente lêem a Bíblia e o grupo daqueles que estudam a Bíblia (professores, estudantes de teologia etc), sua conclusão é que ambos os grupos interpretam ou entendem diferentemente.

Para poder responder a sua pergunta temos que levar em conta a primeira parte da pergunta, onde afirmas algo que é verdadeiro, a Bíblia é inspirada por Deus, tanto os que lêem a Bíblia como os que estudam acreditam nisto. Mas tem algo mais que completa a questão a “inspiração divina”. Está inspiração divina na escrita do texto sagrado recebe a colaboração humana. Nesta colaboração humana muitas vezes existem falhas. Estas falhas são conhecidas: são questões de lugares, datas, fenômenos naturais etc. (Sabemos quantas diferenças existem nos textos dos 4 evangelhos)

Para os que lêem a Bíblia, e acreditam fielmente que é somente de inspiração divina, sem colaboração humana acontece que a interpretação será diferente dos que estudam e aceitam que na escrita bíblica tem a colaboração humana.

Lembramos também que tem estudiosos da Bíblia que são tradicionais na interpretação e que aceitam o texto divino  somente como inspirado por Deus sem nenhuma colaboração humana. Parece que imaginamos o hagiógrafo sentado numa mesa como uma pena para escrever, e que a ação do Espírito Santo faz com que as palavras sejam escritas.

Olha David, acredito que não existe contradição na Bíblia, naquilo que é o principal, existem passagens que devido a falta de informações, ou que o conhecimento humano entende-se de outra forma aparecendo dúvidas na forma de compreensão.

Para mim está sempre em mente o livro muito lido e conhecido de todos : “A Bíblia tinha razão” de Werner Keller‎, que sempre exerceu muita influência nas minhas leituras e estudos biblicos.

Imagem do livro de Werner Keller