"Atos" não é um personagem, mas o modo abreviado de nomear o livro do Novo Testamento chamado de "Atos dos Apóstolos". Esse livro foi escrito por Lucas, o mesmo autor do Evangelho Segundo Lucas. 

Como ele diz no prólogo (Atos 1,1), no Evangelho Lucas narra "todas as coisas que Jesus fez e ensinou desde o início". Em Atos dos Apóstolos, como já se pode intuir do próprio título, conta, invés, os fatos que marcaram a vida cristã a partir do momento em que Jesus sobe aos céus, isto é, a vida da igreja nascente, logo após a morte e ressurreição de Cristo.

Lucas propões as duas obras com um movimento particular: no evangelho quer mostrar como Cristo, natural de um lugar insignificante como é Nazaré, faz a sua mensagem chegar ao centro da realidade religiosa, Jerusalém. Invés, em Atos dos Apóstolos mostra como a mensagem de Cristo não pára em Jerusalém, mas atinge o centro político do mundo de então, a capital do império romano, Roma.

Para um cristão que se aproxima pela primeira vez da Bíblia, as duas obras de Lucas são a leitura pela qual se deveria começar a entrar em contato com os ensinamentos de Cristo e a história da igreja.