Jesus foi circuncidado no oitavo dia, depois do nascimento, pois assim pede a escritura no Antigo Testamento, pois assim se comportam os judeus (Gênesis 17,12). E Jesus era um judeu praticante.

Como contado em Gênesis 17, a circuncisão é um sinal que recorda a aliança estabelecida entre Deus e Abraão. E os judeus continuam seguindo esse preceito até hoje. Os cristãos, invés, já desde o tempo dos apóstolos (veja a questão do Concílio de Jerusalém, em Atos 15), não seguem mais esse costume.

Portanto, em síntese, respondendo a sua pergunta, Jesus foi circuncidado porque os seus pais eram judeus praticantes e observaram os preceitos da própria crença: no oitavo dia, depois do nascimento, levaram seu filho para que fosse circunciso, como conta Lucas 2,21;23:

Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, conforme o chamou o anjo, antes de ser concebido.
Quando se completaram os dias para a purificação deles, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém a fim de apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor.