É uma passagem que encontramos em Mateus 11,28-30:

Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis densanso para vossas almas, pois meu jugo é suave e meu fardo é leve.

Essa citação traz uma mensagem muito importante para nós, seguidores de Cristo. Para entendê-la melhor, é preciso ter presente que Jesus está falando do seu ensinamento, dos mandamentos entendidos como Torah, isto é, como ensinamentos. A Lei era entendida como um jugo, como uma canga. Mas no Antigo Testamento esse "jugo" tinha um sentido positivo, descrito, por exemplo, nessa passagem de Eclesiástico 6,24-28:

Mete teus pés nos seus grilhões e teu pescoço no seu jugo (...) Com toda a tua alma aproxima-te dela e com tda a tua força seuge-çhe os caminhos. (...) Porque, no fim, encontrarás nela o repouso e ela se transformará, para ti, em alegria.

Os escribas, ou doutores, invés, haviam transformado a Lei em verdadeiro peso para o povo simples. Invés de conduzir o povo a Deus servia simplesmente para fazer com que os pobres se descobrissem excluídos, isolados. Invés o ensinamento de Deus, revelato através de Cristo, vem de alguém que é manso e humilde, que acolhe o pobre, que abraça o pecador, que convida à conversão. É um ensinamento que dá descanso, que traz alegria, que resgata a dignidade humana. Não elimina o fardo, o empenho, o compromisso; mas é um compromisso gostoso de assumir, um fardo que dá sentido à vida, que a fundamenta e por isso se torna leve.

As palavras de Jesus servem para a nossa própria reflexão, como comunidade cristã: estou disposto a ver o ensinamento de Cristo como um peso ou como alegria. O ensinamento de Cristo pregado na minha igreja nos conduz à prisão de preceitos ou nos liberta e nos revela o verdadeiro sentido da vida?