Ninguém é dono da verdade, que é Cristo. Estamos a caminho do nosso encontro definitivo com Ele e só então o veremos tal como ele é. Você pode ter certeza que temos fé em Cristo, que lemos a Bíblia como alguém que procura entender. Muitas dúvidas existem e humildemente reconhecemos que estamos a caminho, não sozinhos, mas dentro de um processo histórico, ao qual pertencem muitas descobertas, muitas luzes - e também trevas! - que não podem ser ignorados.

Ninguém pode iniciar hoje uma caminhada ignorando milênios de história. Você não pode dizer que não tem um pai e mãe! Fazem parte da sua história. Para nós cristãos, o catecismo é parte da nossa história, assim como o Antigo Testamento.

O importante é não tomar uma parte da verdade, que mora em cada um, como toda a verdade. Se assim o fizermos, excluiremos o diálogo com o outro e seremos arrogantes. Não é essa a atitude correta do cristão que segue Cristo. Devemos evitar todo fanatismo e toda forma de prepotência que excluem o diálogo com o outro cristão, que pensa diferente de nós. E a leitura da Bíblia é um instrumento previlegiado para o diálogo, para o ecumenismo.