Olá Giserlando de Jequié / BA!!

De fato muitas vezes lendo os evangelhos temos dificuldade em distinguir qual é a parte do redator e onde estão as palavras dos personagens.

Durante muitos anos lecionei o evangelho de João no Instituto de Teologia, e utilizávamos um recurso que ajudava muito identificar os personagens do texto do evangelho a ser estudado.

Para o encontro de Jesus com Nicodemos João 3,1-21, fazíamos uma encenação com os personagens: o Narrador, Jesus e Nicodemos. (conf. GONDIM FILHO, ISAAC, O Drama do Evangelho, Na liturgia, na Pastoral, no teatro,Vozes, Petrópolis 1982)

Seguindo a encenação apresentada no livro:

A Cena 28. O diálogo de Jesus com Nicodemos. É urgente nascer de Novo.

........(Nesta parte da encenação aparece Jesus falando e Nicodemos:)

JESUS- (Envolve-o pelos ombros, acolhendo-o, com ternura) –

Porque Deus amou tanto o mundo que lhe entregou o seu filho Único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (De frente para o outro o encarando, explicativo e convincente) – Porque Deus enviou o seu filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para o mundo seja salvo por ele.

(Nicodemos sente-se perdido, atordoado; afasta-se e senta-se, numa atitude de abandono total). (página 64)

Encenando o episódio do encontro de Jesus com Nicodemos, podemos com facilidade perceber quais foram às palavras de Jesus, as palavras de Nicodemos, e as palavras do narrador, que seria o evangelista.

Desejo bom estudo deste importante texto do evangelho de João o encontro de Jesus e Nicodemos.