Olá Álvaro do Rio de Janeiro / RJ!

São Lucas nasceu na cidade de Antioquia Síria. Possuía uma descendência nobre. Devido a esta condição recebeu durante o período de sua juventude, as possibilidades de adquirir cultura, sabedoria dedicou-se ao estudo das ciências e das artes, viajando para diversas cidades a fim de saciar sua sede de conhecimentos preparando-se profissionalmente nas artes da medicina sendo bem visto pelos demais do seu tempo. Dominava com facilidade o grego e conhecia o hebraico e o sírio.

Mas sua mudança de vida aconteceu durante a época do Imperador Cláudio (aproximadamente 42 d. C.), que o dispensou do cuidado aos enfermos da região de Tebas em Beócia. Foi neste momento que encontrou-se com o Apóstolo Paulo, cujas palavras eloqüentes o convenceram para seguir a verdade de Jesus.

Foi neste momento que tomou uma direção radical em sua vida abandonando a medicina para se tornar, a exemplo de Paulo, agora seu amigo e companheiro médico das almas.

Lucas segue o Apóstolo Paulo em suas viagens missionárias, proclamando o Evangelho. Foi com Paulo a Roma  para sua última viagem. É lá que, sem dúvidas, o Apóstolo Paulo lhe ordena redigir o terceiro Evangelho, dedicado a Teófilo, governador da Acaia, recém convertido ao Cristianismo.

Lucas de escrita fácil passa a escrever cartas a pedido de Paulo e um evangelho. Os Atos dos Apóstolos de sua autoria da continuidade ao evangelho e narram os prodígios realizados pelo Espírito Santo junto aos Apóstolos, desde o Pentecostes até o cativeiro de Paulo em Roma.

Chega um momento que se separa de Paulo seu mestre, retorna à Grécia para ai proclamar o Evangelho. Ele se fixa, novamente, na região de Tebas, onde morre em paz com a idade de oitenta anos.