O nome Joana, feminino de João, vem do hebraico Yehohanan, composto por Yah, que é a abreviação de Yahweh (o nome de Deus) e por hanan, que significa �??teve misericórdia". Significa, literalmente, �??Deus teve misericórdia�?� ou também �??Dom de Deus�?�. Era um nome dado pelos pais aos filhos muito esperados, nascidos quando os pais já tinha perdido a esperança, como no caso de João, o Batista.

No Novo Testamento encontramos �??Joana�?�, que era esposa de Cuza, procurador de Herodes Antipas. Aparece em Lucas 8,1-3:
E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele. E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.

O nome dela não é citado por Lucas entre as mulheres que foram ao sepulcro de Cristo, em Lucas 23,55 �?? 24,1. Lucas apenas diz que as mulheres que vieram com Jesus da Galiléia (sem mencionar os nomes) preparam perfumes para levar à sepultura e encontraram o túmulo vazio. Jesus lhes aparece e pergunta: �??Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo?�?�. Marcos fala que as mulheres eram Maria de magdala, Maria, mãe de Tiago e Salomé (16,1). Mateus menciona �??Maria Madalena e a outra Maria�?� (28,1). João, invés, menciona apenas a visita de Maria Madalena ao sepulcro (capítulo 20).