Encontramos em Apocalipse 14,1 a seguinte visão de João:

Eis que o Cordeiro estava de pé sobre o monte Sião com os cento e quarenta e quatro mil que traziam escrito na fornte o nome dele e o nome de seu pai.

Depois segue descrevendo características desses personagens: são íntegros, sem mentira, cantavam um cântico novo, são virgens, seguem o Cordeiro onde quer que ele vá, resgatados como primícias para Deus (versículos 2-5).

Esse número havia sido anunciado já em Apocalipse 7. Nesse capítulo o autor diz que aqueles que servem a Deus serão preservados e anuncia que o número é de 144.000, elencando 1000 de cada tribo de Israel. De fato, 144.000 é o total da soma de 12 x 1000.

12, como sabemos, além de ser o número dos apóstolos, era o número dos filhos de Jacó, o número das tribos de Israel que conquistou a terra prometida. O número 1000, invés, significa multidão, um número grande.

 

Monte Sião

Um elemento muito iportante do texto de Apocalipse 14 é a presença do Monte Sião, o lugar do Rei, o lugar do Povo de Deus, cantado com insistência nos salmos e anunciado pelos profetas como lugar do futuro rei messiânico (Isaías 2; Miquéias 4).

 

A voz do céu

O apóstolo João ouve uma voz do céu (Versículo 2), "semelhante a um fragor de águas e ao ribombo de um forte trovão. É o modo típico de Deus se revelar. Está recebendo uma mensagem divina; É Deus que anuncia a sua revelação!

 

Característica dos "companheiros do Cordeiro"

O acento não está colocado sobre o número, mas sim sobre as características do comportamento das pessoas que seguem a Jesus. São pessoas irreprensíveis, que não dizem mentira, que louvam a Cristo como o Messias, como verdadeiro Deus. São alheios ao pecado e santos.

 

Quem são os 144 mil?

É um número simbólico que compreende todos os cristãos, de todos os tempos, que dão testemunho, com o próprio comportamento, da divindade de Cristo, que vivem a sua mensagem e louvam a sua ação no meio da humanidade. São todos os seguidores dde Cristo, em todos os tempos!