“Por que, segundo a Bíblia, antigamente aconteciam milagres espetaculares e todos presenciavam e agora nenhum milagre acontece mais?”

Nota:o que segue descrito é a entrevista concedida para a Radio Bandeirantes de São Paulo AM 840, para o programa “Você é curioso” no dia 25 de abril de 2015

Existe verdadeiramente um abismo entre o que a linguagem moderna atribui a milagre e aquilo que a Antiguidade e Bíblia entendem como milagre.

Hoje se dá pouca importância para, a experiência de Deus, ela é pouco cultivada.

Mas se valoriza o espetacular ou a excepcionalidade como elemento principal. Assim perguntamos o porquê dos milagres, buscamos as razões, exigimos provas. Queremos ver e não vemos os milagres nos acontecimentos da vida.

Na Antigüidade e na Bíblia a experiência de Deus era o elemento principal. Javé é o importante. Deus caminhava com o povo e eles sentiam Deus nos milagres.

O espetacular aparece como um elemento secundário.

Entendemos que este abismo existente entre milagre na Antigüidade e nos dias de hoje trazem as dificuldades na compreensão. Presenciar os milagres que aconteceram na Antigüidade é tarefa impossível, mas temos conhecimento deles e a forma espetacular como aconteceram através dos textos escritos na Bíblia.

O que a Bíblia diz dos milagres?

Para Bíblia os milagres são os sinais que Deus está presente na vida de seu povo e atua. Os milagres que são narrados na Bíblia revelam o amor de Deus, seja em fatos extraordinários, espetaculares ou em coisa simples e comuns.

O grande milagre, o milagre espetacular do livro do Êxodo é a libertação do povo.

Esta certeza e estes milagres contados por gerações dos efeitos prodigiosos de Javé e escritos mil anos depois foram aumentados e tornaram-se fatos espetaculares. Um Deus grandioso faz coisas espetaculares, não se poderia imaginar e contar diferente. É aquela história “quem conta um conto....

Os Milagres em Jesus:

Em Jesus os milagres aparecem como fatos extraordinários onde se percebe a ação manifesta de Deus, mas aos olhos da fé. Somente a fé faz com que enxerguemos os milagres. Nos quatro evangelhos, encontramos de 45 milagres de Jesus

Sabemos que a fé nunca é fruto de milagres, mas simplesmente assinala a presença divina em nossa caminhada.

Jesus não obriga a ninguém a crer, nos milagres que ele fazia, apenas eram para tirar conclusões. Todos os que aceitam os milagres aceitam também Jesus como enviado do pai. Todos os milagres atribuídos a Jesus querem nos indicar o milagre maior de sua existência à ressurreição.

Concluindo a pergunta:

Os milagres continuam acontecendo para o homem é a mulher de fé.

Somente a fé poderá fazer com que vejamos e acreditemos nos milagres que acontecem em nosso redor. Sem ela nem milagres extraordinários acontecem, nem a palavra de Deus é presente em nossa vida, nem a Bíblia tem algo a nos dizer.