Gosto da comparação da fé com o pulo que uma criança dá, nos braços dos pais. A criança se abandona completamente e espera que o pai (ou a mãe) o pegue, nos seus braços! É capaz de se jogar, pois tem certeza da atenção dos pais. Assim age quem tem fé. Tem certeza que Deus está por perto, acolhe, protege.

Tal sentimento não pode ser forçado, mas vem espontâneo. Se alguém não tem fé não pode confiar, não pode ver Deus como alguém que está aí, que é! E não existe um modo de inculcar a fé; cada um tem que adquiri-la, como com o namoro entre duas pessoas.

Portanto, não sei bem que resposta dar. Creio ser possível questionamentos como esse seu. Todavia, penso também que não é correto afirmar que "a humanidade teria evoluído mais" se não existisse a crença, a fé. Acho que hoje, quando vivemos em um mundo secularizado, praticamente sem fé, há evidências claras que sublinham como a ausência de fé provoca desorientamento, guerras, crimes. A fé ajuda a humanidade a viver em unidade, gera princípios dignos e cria comunidade. É óbvio, por exemplo, que não é a fé que leva pessoas a cometer crimes horríveis, muitas vezes justificadas como crença em certa religião. No fundo, tais fundamentalistas não são religiosos e não têm fé. É uma religião deturpada.

Em relação ao fato das pessoas acreditarem que a Bíblia está certa, também é necessário esclarecer um aspecto. A Bíblia não pretende ser perfeita, não conta verdades científicas. E, sob esse ponto de vista, pode até conter informações erradas. A verdade da Bíblia reside na verdade para a vida, na certeza que somos criaturas de Deus, que ele nos acolhe de braços abertos, que nos convida a nos comportar de certa maneira.