Olá Geofrane Cordova de Manaus / AM!

A primeira impressão da pergunta é está ela é fácil de responder, mas ela tem uma abrangência e conteúdo grande. Vou expor alguns dos elementos que apresentam o versículo. Vejamos o texto como se apresenta em João 8,12:

Jesus continua dizendo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8,12) Bíblia de Jerusalém

Neste versículo Jesus se apresenta como o lugar onde o homem pode se aproximar para beber a água do Espírito, Ele se apresenta como guia que possibilita a saída da opressão vinda da observância da Lei farisaica que conduz as trevas e a morte. Jesus esta em Jerusalém, para festividades judaicas e ali acendiam grandes candelabros, que se podiam ver em toda a cidade de Jerusalém (ver Zacarias 14,6). Jesus usando deste simbolismo judaico, se apresenta como luz da humanidade. A luz não é mais a Lei, mas é a Lei de Cristo Jesus.

Jesus proclama-se Messias e Lei (luz = verdade e norma). Esta expressão era usada no ambiente Judaico (Lei, Messias nacional, Templo). A missão de Jesus não se restringe ao povo Judeu, mas tem alcance Universal para todos os povos.

Quando proclamamos Jesus luz do mundo, ligamos os textos de Zacarias (14,6ss) e Isaias (42,6). Estes dois textos proféticos expressam a missão de Jesus, que seria da realização do novo Êxodo, que liberta da opressão e das trevas.