Olá Elizeu Pontes de Marabé / PA!

Lendo o texto da parábola das dez virgem, não encontramos o nome do homem que gritou. Certamente o evangelista Mateus, salientou outros aspectos do Projeto de Jesus para a humanidade que são mais importantes e que a Parábola ajuda entender.

Esta parábola aparece somente em Mateus.

 

A Parábola das dez Virgens contada por Jesus aparece apenas em um dos quatro evangelhos. O Evangelho de Mateus, 25,1-13, A temática da parábola é claramente escatológica: estar preparado para o Juízo Final.

Uma festa de casamento na Palestina

O que Jesus quer nos ensinar na narrativa desta Parábola das dez virgens aconteceu em uma festa de casamento segundo a tradição do povo judeu, com todos os personagens que estão envolvidos. É costume estas festas durarem dias, e o acontecimento principal era o encontro do noivo com a noiva. Para este encontro esperado as amigas da noiva (virgens) permaneciam com a noiva na espera ritual da chegada da comitiva do noivo formada por ele e seus amigos. Após o encontro, a festa tinha o início selando a união matrimonial.

Concluindo.

O grito proclamado "Aí vem o noivo" é dado por algum dos amigos do noivo que estão chegando para a festa do casamento, com musicas, cantos e anunciando a chegada do noivo. O que nos parece o evangelista Mateus não julgou ter importância citar o nome deste amigo o ensinamento da Parabola é outro já que tem fundo escatológico.