Os evangelhos contam que depois da ressurreição Jesus apareceu a dois discípulos, que regressavam para sua cidade, Emaús, que provavelmente ficava a poucos quilômetros de Jerusalém. Não está muito claro onde ficava essa cidade. Hoje existem ao menos 3 lugares que reclamam essa denominação.

Jesus caminhava com eles e explicava a Escritura. Os discípulos não o reconheceram. Explicando as palavras dos profetas e, finalmente, partindo o pão Ele se deu a conhecer e os discípulos correram para Jerusalém, anunciando que Cristo havia aparecido a eles.

Esse acontecimento tem muitas possibilidades de leitura. Muitos sublinham como tenha sido o primeiro círculo bíblico, o primeiro encontro de leitura da Bíblia, que ilunina a realidade de quem a lê. Por outro lado pode ser entendido também como desânimo por parte dos discípulos, que não conseguem continuar no caminho de Cristo depois da tragédia da cruz. Cristo, porém, não abandona seus seguidores e os faz tornar a segui-lo, a anunciar que está vivo. Podemos também enfatizar a importância do partir o pão, da celebração da ceia do Senhor, da eucarístia. É nesse momento que Jesus se revela como Deus, que os olhos dos fiéis se abrem e conseguem ver a Deus.