Olá Denis deDiadema / SP!

A resposta que pedes é controversa. Podemos simplesmente colocar pontos de vista. Um estudo da história do texto Bíblico, poderia nos ajudar a entender o que aconteceu, nestes séculos todos com o texto sagrado.

Muitas decisões foram feitas por grupos e assembléias de autoridades religiosas que aprovaram aquilo que seria melhor para a época.

A origem de tudo é a Bíblia hebraica o Antigo Testamento. Mas nesta época os hebreus não consideravam muitos livros inspirados por Deus, pois o texto era em grego, (estes livros foram traduzidos para os judeus da diáspora pudessem entender, já que o hebraico era a língua da religião hebraica, e só as pessoas ligadas ao templo entendiam). Depois vem a septuaginta, que acrescenta ou considera os livros que eram escritos em grego, como revelados. Assim surgiu a bíblia em grego, “chamada Septuaginta” com acréscimo destes livros.

Os católicos com São Jerônimo traduziram para o Latim, assim surgiu a Bíblia Vulgata, em Latim, que continha a Bíblia hebraica traduzida agora para o latim e os livros da septuaginta agora em latim.

Com o advento de Lutero ele desconsiderou os livros da Bíblia católica que vieram da septuaginta e traduziu a Bíblia hebraica (só o texto em hebraico) para o alemão a Bíblia, foram omitidos os livros de escrita grega da septuaginta, que para ele eram chamados apócrifos.

A sua pergunta é qual é a Bíblia  verdadeira ou errada. Sinceramente, o que respondemos vem das decisões históricas de grupos de teólogos biblistas e autoridade das Igrejas que aceitaram os livros ou não. Nós pegamos a história já andando, nada podemos fazer.

Penso que é imprudente dizer a Bíblia católica é errada, pois tem livros a mais. Como é errado dizer que a Bíblia protestante é errada, pois faltam livros. Penso que desta discussão o que interessa é viver a mensagem que se encontra tanto na Bíblia católica e protestante, que é o mandamento do amor. “Amaras a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo. Se fizermos isto certamente somos amigos de Deus e depois desta vida nos reuniremos com os amigos de Deus.