Todos os 4 evangelhos falam da entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento ou jumenta. Esse jumento, segundo os 3 primeiros evangelhos teria sido pego por dois discípulos mandados por Jesus. Mas, infelizmente, nenhum dos evangelhos menciona o nome dos discípulos. Portanto é impossível dar uma resposta à sua pergunta.

 

A entrada de Jesus em Jerusalém

Esse texto é bem conhecido, embora pouco meditado. Ele inaugura a "semana santa", a semana que culminará com a Morte e Ressurreição de Cristo. A história é contado por Mateus 21,1-11; Marcos 11,1-10; Lucas 19,28-38 e João 12,12-16. A narração diz que Jesus, tendo chegado ao Monte das Oliveiras (em Betfagé), que fica a cerca de 3 quilômtros de Jerusalém, diz a dois discípulos para procurar um jumento, pois "o Senhor precisa dele".

Abaixo resumo de modo suscinto o que dizem os 4 evangelhos:

Mateus: 2 discípulos - jumenta e com ela um jumentinho - O senhor precisa deles e devolverá; vestes pelo caminho e ramos e o povo aclamando: "Hosana ao Filho de Davi. Bendido o que vem no nome do Senhor"

Marcos: 2 discípulos - jumentinho que ninguém ainda montou - o Senhor precisa dele e devolverá - vestes pelo caminho e ramos com o povo aclamando: "hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendido o Reino que vem, do nosso pai Davi".

Lucas: dois discípulos - jumentinho que ninguém ainda montou - o senhor precisa dele - vestes e o povo aclamando; "Bendito aquele que vem, o Rei, em nome do Senhor" - Chora sobre Jerusalém - entra no templo expulsando os vendedores.

Joao: O povo aclama Jesus com ramos de oliveira, dizendo: "Hosana! Bendido o que vem em nome do Senhor e o rei de Israel", enquanto ele chegava em Jerusalém. Jesus encontra um jumentinho e monta nele.

 

Por que um jumento?

É claro que visto como todos os 4 evangelhos sublinham a presença desse animal, uma mensagem está contida nesse fato. Poucas vezes pensamos sobre isso.

A interpretação desse elemento deve partir dos profetas, especificamente do Profeta Zacarias, que em 9,9 diz:

Exulta muito, filha de Sião! Grita de alegria, filha de Jerusalém! Eis que teu rei vem a ti: ele é justo e vitorioso, humilde, montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho da jumenta.

Tendo presente essa passagem, a interpretação se torna muito evidente. Primeiro de tudo fica claro, através da aclamação do povo, que hosana Jesus, que ele é o rei esperado de Israel, o Messias, o Justo. Mas, novidade, é que como anunciava Zacarias, é humilde! Sua humildade é sublinhada pela montadura: um jumento e não um cavalo, tradicional montadura dos reis potentes (veja Jeremias 17,25). O jumento é o animal dos pobres, dos colonos; o encontramos na fuga para o Egito, nas representações dos presépios. Deus precisa do jumento para revelar à gente que ele é humilde, traz a paz e não a guerra daqueles que vêm montados em cavalo.