Olá Edson Trindade de Oliveira de São Paulo / SP!

A razão do livro de Rute estar ligado à festa de Pentecostes (Shavuot) é a história da vida de Rute uma Moabita que devido a sua honradez mereceu ser considerada filha de Deus e ganhou a pertença do povo de Deus.

Por este motivo é que a história de Rute narrada em seu livro é lida durante a festa de Shavuot. Podemos considerar como gênero literário de romance. Este romance é chamado o “romance da redenção”. A narrativa central do Romance ocorre durante a colheita do trigo, na festa judaica do Shavuot.

Muitos estudiosos do livro de Rute consideram a história de Boaz e Rute como uma tipologia divina e de seus planos de salvação.

Rute era estrangeira moradora na Cisjordânia, uma Moabita que aceitou a fé judaica. Rute é o símbolo dos estrangeiros que não tem direito a herança da vida eterna, mas por sua obediência, humildade e fidelidade foi achada digna de fazer parte da herança levando consigo todos os estrangeiros tementes a Deus que podem participar da herança divina.

O capítulo 4 do livro de Rute narra como a ação de Boaz proporcionou a Rute a posse da herança. Boaz pagou o preço do resgate e Rute recebeu a herança divina de ser filha de Deus.

 

Rute recolhendo as sobras do trigo depois da colheita.